IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Funcionários apoiam em rede social CEO demitido por festa de fim de ano

Funcionário usa fantasia do "Negão do WhatsApp" na festa da Salesforce - Reprodução
Funcionário usa fantasia do "Negão do WhatsApp" na festa da Salesforce Imagem: Reprodução

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 17h23

O ex-presidente no Brasil da multinacional Salesforce Mauricio Prado, demitido por causa da fantasia usada por um funcionário na festa de fim de ano da empresa, está recebendo apoio de colegas e ex-funcionários nas redes sociais. O problema aconteceu porque um funcionário se fantasiou de um meme do Whatsapp com pênis gigante. Ele também foi demitido.

Procurado pelo UOL, o executivo disse que preferia não falar sobre o caso.

"Estou, neste momento, me recuperando de todo o impacto e abrangência desta notícia na minha vida e de minha família", disse Prado ao UOL por mensagem em uma rede social. “Sou um bom homem e muito respeitado por todos", afirmou ele. "Por favor, leia os comentários dos meus funcionários no LinkedIn." 

Leia também:

Em sua página na rede social profissional, Prado possui 85 recomendações de colegas elogiando seu trabalho. Vários comentários foram feitos depois da demissão. “Ele é um verdadeiro líder de negócios e tem uma habilidade única de montar e inspirar equipes de alto desempenho”, disse um deles. Outros colegas destacaram que ele “respeita a diversidade das pessoas”, que “se preocupa com os outros” e que é “sempre justo e humilde”.

“É difícil encontrar um adjetivo preciso para definir o Mauricio. Talvez o mais adequado seja único (...) Mauricio não é só um verdadeiro líder, mas também um ser humano completo”, disse outro.

Denúncia anônima

UOL apurou que um funcionário que participava da festa se sentiu ofendido com a fantasia e fez uma denúncia anônima para a empresa. Foram demitidos o funcionário, o diretor que era chefe dele e o presidente.

Não seria verdade que o diretor e o ex-presidente foram dispensados por não aceitarem a demissão do funcionário que usou a fantasia. A festa ocorreu no dia 10 de dezembro e a dispensa teria acontecido no dia 18 do mesmo mês, sem discussão nem chance de o ex-presidente se defender.

A empresa também teria decidido suspender dois funcionários por se fantasiarem como os personagens do filme “As Branquelas”, em que dois policiais negros vestem-se como patricinhas brancas.

Demissão de três funcionários

Prado foi demitido após a Salesforce promover uma festa a fantasia de final de ano e um dos funcionários usar a roupa de um meme chamado “Negão do WhatsApp”. O ex-funcionário, da área de vendas, vestiu uma camisa azul, colocou uma toalha no ombro e improvisou uma prótese para imitar o pênis do personagem. Ele ficou em quarto lugar no concurso promovido pela empresa das melhores fantasias da festa.

Além de Maurício, o funcionário que usava a fantasia e o chefe direto dele também foram dispensados. A reportagem tentou contato com os outros dois ex-funcionários, mas ainda não teve resposta. 

Resposta da Salesforce

Procurada, a empresa informou que “confirma que Mauricio Prado deixou a Salesforce para buscar novas oportunidades. A companhia agradece pela contribuição para a Salesforce e deseja sucesso em seus projetos futuros”.

A Salesforce disse ainda que "não comenta sobre as razões de seus funcionários deixarem a empresa".