IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cerveja brinca com discurso de Bolsonaro em Davos: "dá tempo de tomar uma"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/01/2019 11h43

A marca de cerveja Rio Carioca veiculou nesta quinta-feira (24) um anúncio brincando com a duração do discurso do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na terça-feira (22). O evento tinha 45 minutos reservados para a fala do presidente, mas ele utilizou apenas seis minutos e meio.

A peça, criada pela agência 11:21, sugere que o tempo gasto por Bolsonaro para discursar seria suficiente para tomar uma cerveja da marca.

Anúncio da marca de cerveja Rio Carioca brinca com a palavra "Prezão", em alusão à prisão do governador Luiz Fernando Pezão - Divulgação - Divulgação
Anúncio brinca com a palavra "Prezão", em alusão à prisão do governador Luiz Fernando Pezão
Imagem: Divulgação

Segundo Gustavo Bastos, presidente da agência, o humor dá o tom em todas as campanhas da Rio Carioca. "Os anúncios pretendem levar o papo de bar para dentro da comunicação. Como diz o slogan da cerveja, ela possui o espírito carioca engarrafado. Às vezes até uma autocrítica, mas sempre com humor", declarou o executivo.

É comum a cerveja brincar com políticos em suas redes sociais. Em novembro, uma peça publicitária mostrava duas garrafas de cerveja com a palavra "Prezão", em alusão à prisão do então governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

No mesmo mês, outra publicação fez referência a uma frase dita pela juíza federal substituta Gabriela Hardt, que advertiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma audiência sobre o caso do sítio em Atibaia (SP). "Se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema", disse a juíza. A marca parodiou a advertência na rede social: "Se o senhor insistir com outra marca, a gente vai ter problema".

Anúncio da marca de cerveja Rio Carioca brinca com frase de juíza a Lula - Divulgação - Divulgação
Alusão à frase de juíza Gabriela Hardt a Lula durante audiência
Imagem: Divulgação

No final de 2017, o alvo foi Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro. Uma campanha com peças de outdoor foi criada sugerindo que Crivella era omisso em relação a decisões importantes para a cidade. 

O anúncio fez tanto sucesso que acabou se transformando numa promoção da marca: quem conseguisse tirar uma foto com o prefeito, ganharia um kit de produtos. Foram 12 os premiados.

Marca sugeriu que o prefeito do Rio é ausente - Divulgação - Divulgação
Marca sugeriu que o prefeito do Rio é ausente
Imagem: Divulgação

Confira a íntegra do discurso de Bolsonaro em Davos

UOL Notícias