IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dieese: Preço da carne sobe em 17 capitais; alta em Vitória foi de 19,4%

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

05/12/2019 11h26

O preço da carne bovina apresentou alta nas 17 capitais brasileiras pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em novembro. O maior aumento foi registrado em Vitória, onde o preço da carne de primeira subiu 19,37% entre outubro e o mês passado.

Recife teve a menor alta, 1,15%. Em São Paulo, o preço da carne ficou 2,39% mais caro no mês passado, de acordo com o Dieese.

No acumulado em 12 meses, houve redução apenas em Aracaju (-5,71%), enquanto os aumentos variaram de 1,3%, em Campo Grande, a 30,81%, em Florianópolis.

Segundo a entidade, diversos fatores foram responsáveis pelo avanço dos preços. Entre eles estão o aumento no volume da carne exportada para a China, devido ao ano novo chinês; o alto custo de reposição do bezerro por causa do período de entressafra bovina; e o dólar caro em relação ao real, que estimulou as exportações.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas. Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.