IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mais de 2,4 mil denúncias de violações trabalhistas são ligadas à covid-19

Funcionários de call center denunciam ambientes sem higienização devida para conter covid-19 - iStock
Funcionários de call center denunciam ambientes sem higienização devida para conter covid-19 Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 20h56

O MPT (Ministério Público do Trabalho) divulgou ter recebido mais de 2,4 mil denúncias de violações trabalhistas relacionadas ao coronavírus em todo o país. O balanço parcial, publicado hoje, reúne números coletados desde o início da pandemia até o dia 25 de março.

Desde o início da crise, o MPT criou o tema "covid-19" em seus canais oficiais para registrar demandas relacionadas aos impactos do coronavírus.

Segundo o órgão, as denúncias sobre covid-19 representam 30% do total de denúncias recebidas na esfera trabalhista em março de 2020, que registrou 8.161 denúncias.

O MPT diz ter recebido relatos de empresas de call center que estariam colocando funcionários em risco, em ambientes sem distanciamento mínimo entre eles e com uso coletivo de equipamentos não higienizados.

As empresas foram notificadas em estados como o Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Goiás. Ao todo, as irregularidades motivaram a abertura de 220 inquéritos civis.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, as reclamações são referentes a março de 2020, e não a março de 2019. O erro foi corrigido.