IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ações asiáticas caem por cautela sobre dados chineses

17/01/2013 07h58

TÓQUIO, 17 Jan (Reuters) - As ações asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, anulando ganhos anteriores refletindo cautela em relação aos dados econômicos chineses a serem divulgados na sexta-feira e temores com o crescimento global.

O índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico, excluindo as do Japão, operavam em leve queda de 0,06 por cento às 7h50 (horário de Brasília), ampliando as quedas pela terceira sessão consecutiva, puxadas por uma retração nas ações chinesas.

O índice do setor financeiro caía 0,03 por cento, apesar dos relatos de ganhos robustos do Goldman Sachs e do JPMorgan Chase.

O índice de Xangai caiu 1,06 por cento, recuando ainda mais após atingir uma máxima de 7 meses e meio e eliminando ganhos anteriores em Hong Kong, que caiu 0,07 por cento.

"Eu acho que as pessoas ainda estão apenas realizando lucro após o salto no mercado no começo desta semana", disse o estrategista-chefe de equity, Hong Hao, do Bank of Communication International Securities.

"Estamos no início desta rotação em setores cíclicos, no começo de uma nova fase econômica na China, por isso alguns ainda estão operando em um mercado baixista, vendendo com força e realizando lucro com rápida rotação entre setores", acrescentou Hong.

As ações australianas contrariou a tendência geral de baixa e subiu 0,38 por cento, fechando com uma máxima de 20 meses, após dados mostrarem uma queda inesperada do emprego em dezembro, aumentando as chances de outro corte nas taxas de juros.

As preocupações dos investidores sobre a economia global explodiu novamente após o Banco Mundial cortar, na quarta-feira, drasticamente sua previsão do crescimento mundial neste ano.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,16 por cento. O mercado recuou 1,09 por cento em Taiwan, enquanto o índice referencial de Cingapura retrocedeu 0,42 por cento.

(Por Chikako Mogi)