IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Fitch mantém rating da Petrobras, mas aponta dificuldades

26/03/2013 14h25

A agência de classificação de risco Fitch manteve nesta terça-feira (26) o rating em moeda estrangeira da Petrobras em "BBB", mas apontou dificuldades para a empresa nos próximos anos.

A Fitch observou que as métricas de crédito da Petrobras deverão se deteriorar nos próximos dois ou três anos, devido ao seu agressivo plano de investimentos, associado ao atual deficit comercial da estatal.

A agência prevê que a companhia tenha fluxo livre de caixa negativo nos próximos cinco anos e aumento da alavancagem, à medida que continua a implementar um plano de investimentos bilionário. No dia 15, a companhia anunciou o Plano de Negócios 2013-17 com previsão de investimentos de US$ 236,7 bilhões.

A agência ponderou ainda que os ratings da Petrobras são influenciados no momento também por uma interferência política local e pela vulnerabilidade das flutuações dos preços internacionais.

Segundo a nota da agência, a Petrobras deverá enfrentar vários desafios para obter as metas de longo prazo de produção mantidas recentemente, no anúncio do plano.

De acordo com a Fitch, a obtenção de equipamentos para exploração e produção e a questão da obrigatoriedade de conteúdo local nas contratações desafiam a empresa. Outro desafio é a obtenção de significativos financiamentos externos.