IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Estímulo de bancos centrais sustentam ações asiáticas

30/04/2013 07h34

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 30 Abr (Reuters) - As ações asiáticas avançaram nesta terça-feira, com o apetite por risco do investidor impulsionado por expectativas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, e o Banco Central Europeu (BCE) darão continuidade às medidas de estímulo monetário.

Às 7h30 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,1%, para o maior nível em sete semanas, colocando o índice a caminho de um ganho mensal de 2,3%.

Dada a deterioração da economia europeia, o BCE deve cortar a principal taxa de refinanciamento da zona do euro em 0,25 ponto percentual na sua reunião de quinta-feira, o que pode dar um guia aos mercados.

As ações sul-coreanas ganharam 1,2%, para atingir o maior nível em quase quatro semanas.

Os mercados chineses estão fechados desde segunda-feira devido a um feriado nacional e irão reabrir na quinta-feira, enquanto Hong Kong fechará na quarta-feira e também reabrirá no dia seguinte.

O índice australiano avançou 1,28%, registrando a máxima em quase cinco anos.

O índice Nikkei, do Japão, caiu 0,17%, pressionando por estimativas fracas de crescimento do Fanuc Corp e Honda Motor, mas caminhava para o melhor abril em 20 anos. Os mercados japoneses ficaram fechados na segunda-feira devido a feriado.

A Bolsa de Taiwan subiu 0,8%, enquanto Cingapura teve alta de 0,19%.

(Reportagem de Hyunjoo Jin em Seul e Lewa Pardomuan em Cingapura)