IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ações asiáticas têm fraqueza, mas Nikkei salta por expectativa com EUA

07/05/2013 07h56

TÓQUIO, 7 Mai (Reuters) - As ações asiáticas mostraram fraqueza nesta terça-feira devido a um sentimento de cautela com dados de crescimento global, mas renovadas esperanças de uma recuperação estável nos Estados Unidos levaram as ações japonesas para uma nova máxima em cinco anos.

O impulso em ativos de risco que veio depois de dados de emprego dos Estados Unidos melhores do que o esperado foi substituído por uma realização de lucros, refletindo a falta de confiança do investidor nas perspectivas mais amplas da economia.

Às 7h30 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha leve alta de 0,09%, mostrando dificuldade para subir mais depois de ter atingido o maior nível em dois meses e meio na segunda-feira, quando o sentimento do mercado foi sustentado pelo relatório mensal de emprego dos EUA.

O foco principal para a Ásia foi a reunião do banco central australiano, que decidiu cortar sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para a mínima recorde de 2,75%.

A decisão ajudou as ações australianas a diminuir perdas iniciais e encerrar em queda de apenas 0,24%.

"A euforia depois do relatório de emprego mostrou ter vida curta e apesar dos mercados norte-americanos terem avançado durante a noite, os mercados estão procurando agora a próxima razão para subir", afirmou o operador do Capital Spreads Jonathan Sudaria em nota aos clientes.

No entanto, o índice Nikkei, do Japão, saltou 3,55%, acima de 14 mil pontos pela primeira vez desde junho de 2008, ajudado por sinais de resiliência nos Estados Unidos, o principal mercado exportador do Japão.

Os mercados japoneses ficaram fechados na sexta e segunda-feiras devido a feriado.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,36%, o mercado avançou 0,58% em Hong Kong e a Bolsa de Taiwan teve leve queda de 0,07%. O índice referencial de Xangai avançou 0,2% e Cingapura teve variação positiva de 0,03%.

(Reportagem adicional de Lewa Pardomuan e Manash Goswami em Cingapura)