IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas da Ásia têm direções opostas após fala de autoridade do Fed

17/05/2013 08h01

As ações asiáticas ficaram sem direção comum nesta sexta-feira depois que o presidente do Federal Reserve de São Francisco, John Williams, disse que o banco central norte-americano pode começar a diminuir seu programa de compra de ativos já no verão do hemisfério norte.

As ações dos Estados Unidos caíram na quinta-feira depois que Williams disse que o Fed pode começar a tirar o pé do acelerador quanto ao estímulo monetário neste verão e encerrar a compra de títulos no final deste ano.

Apesar de Williams não ter direito a voto no painel de política do Fed neste ano, seus comentários pesaram nas ações, uma vez que as compras do Fed de US$ 85 bilhões por mês em títulos têm sido um condutor significativo do rali nas ações, levando os índices norte-americanos para máximas recordes este ano.

Às 7h51 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha queda de 0,21%, afastando-se da máxima registrada na semana passada, quando atingiu o maior nível desde julho de 2011.

Alguns mercados acionários asiáticas subiram, no entanto. O índice Nikkei, do Japão, ganhou 0,67% apesar de certa cautela devido aos fortes ganhos recentes.

O Nikkei saltou mais de 45% este ano, ajudado pelo agressivo estímulo monetário do banco central do Japão e pela desvalorização do iene, o que é positivo para os exportadores japoneses.

A Bolsa de Taiwan caiu 0,26%, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 1,38%. Cingapura teve leve queda de 0,09% e Sydney fechou com valorização de 0,29%.

Os mercados na Coreia do Sul e em Hong Kong ficaram fechados nesta sexta-feira devido a feriados.