IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mantega afirma que Tesouro não tem dificuldade para financiar dívida

Valter Campanato/ABr
Imagem: Valter Campanato/ABr

05/06/2013 10h47

BRASÍLIA, 5 Jun (Reuters) - O Tesouro Nacional não está com dificuldade para financiar a dívida brasileira, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quarta-feira, um dia após anunciar redução a zero da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o ingresso de recursos estrangeiros para aplicação em renda fixa.

"O Tesouro não está com dificuldade. Estamos financiando muito bem a dívida brasileira, com tranquilidade... Não há nenhum problema dessa natureza", disse Mantega a jornalistas ao chegar ao Ministério da Fazenda.

A medida anunciada por Mantega na terça-feira busca adequar o país à perspectiva de menor liquidez internacional, e deve impulsionar a entrada de dólares, diminuindo a tendência recente de valorização da moeda norte-americana ante o real.

O dólar abriu em forte queda de quase 2 por cento ante o real no pregão desta quarta-feira. Às 10h35, o movimento perdia intensidade, com a divisa norte-americana caindo 0,32 por cento, em torno de 2,12 reais.

"A medida é de longo prazo. Queremos deixar livre para aplicações em renda fixa, títulos do governo brasileiro. Na verdade já havia aplicações, mas tínhamos diminuído muito sua rentabilidade com IOF de 6 por cento", disse Mantega.

"Hoje não faz muito sentido, porque não há todo esse fluxo e porque a rentabilidade caiu na medida em que a taxa de juros é bem diferente de quando estabelecemos essa medida em outubro de 2010", completou o ministro, reiterando que a decisão não tem como pano de fundo tentar reduzir o impacto do câmbio na inflação.

(Reportagem de Alonso Soto; Texto de Camila Moreira; Edição de Cesar Bianconi)