IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ações japonesas lideram fortes quedas na Ásia

Chikako Mogi

Da Reuters, em Tóquio

13/06/2013 08h03

O mercado japonês caiu mais de 6% e as ações asiáticas recuaram para mínimas em nove meses nesta quinta-feira (13), em meio à perspectiva de redução de estímulo de bancos centrais.

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,36%, chegando a atingir o menor nível desde setembro e a maior queda diária em três semanas. Os mercados globais foram afetados por comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, sugerindo que o banco central dos Estados Unidos pode diminuir seu plano de compra de títulos se a economia continuar melhorando.

Na mesma época, o banco central japonês também não tomou novas medidas depois de um esquema reinflacionário audacioso anunciado em 4 de abril, uma postura que foi repetida na reunião da semana passada, quando o banco decidiu não tomar novas ações para conter a alta volatilidade nos títulos domésticos, que ameaça prejudicar sua política monetária ultra-frouxa.

O índice Nikkei, do Japão, caiu 6,35%, o menor nível de fechamento desde 3 de abril, ampliando as vendas generalizadas que começaram em 23 de maio devido a preocupações com a desaceleração do crescimento da China e com as perspectivas de política do Fed. O Nikkei atingiu o maior nível em cinco anos e meio no mês passado.

As ações sul-coreanas caíram 1,42% e atingiram o menor nível de fechamento em sete meses devido a vendas de investidores estrangeiros.

As ações australianas chegaram a cair 1%, registrando o menor nível em cinco meses e meio, mas fecharam em queda de 0,61%. As ações de Xangai recuaram 2,83%, enquanto a bolsa de Hong Kong cedeu 2,19%.

A bolsa de Taiwan tombou 2,03%, enquanto Cingapura retrocedeu 0,72%.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa em Tóquio, Erik dela Cruz em Manila e Jongwoo Cheon em Cingapura)