IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia da zona do euro fica estável no 2º trimestre

14/08/2014 07h22

BRUXELAS (Reuters) - A economia da zona do euro estagnou inesperadamente no segundo trimestre do ano, pressionada pela contração na Alemanha e pela falta de crescimento na França, soando o alarme sobre a saúde da economia do bloco diante do impacto das sanções contra a Rússia.

A economia dos 18 países que compartilham o euro não cresceu nos três meses até junho em comparação com o primeiro trimestre, quando houve expansão de 0,2%, segundo dados da agência de estatísticas da UE, a Eurostat, divulgados nesta quinta-feira (14).

Analistas consultados pela Reuters esperavam crescimento de 0,1%.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,7%, como esperado, após expansão de 0,9% no início do ano.

Em relatório separado, a Eurostat confirmou que a inflação da zona do euro desacelerou em julho para o menor nível desde o pico da crise financeira há quase cinco anos, mantendo o Banco Central Europeu vigilante sobre os riscos de deflação.

Os preços ao consumidor na zona do euro subiram apenas 0,4% na comparação anual em julho, resultado anual mais fraco desde outubro de 2009, quando os preços caíram 0,1%.

(Reportagem de Martin Santa)