IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mattel demite presidente e alerta para queda nas vendas

26/01/2015 14h06

(Reuters) - A Mattel, fabricante das bonecas Barbie e dos brinquedos Fisher-Price, demitiu o presidente-executivo e presidente do Conselho Bryan Stockton e alertou que as vendas caíram 6% no quarto trimestre de 2014.

As ações da companhia chegaram a cair 11%, para o menor valor em três anos.

A Mattel nomeou o ex-executivo da PepsiCo Christopher Sinclair como presidente do Conselho e presidente-executivo interino.

A empresa tem sido duramente atingida nos últimos anos, com a boneca Barbie caindo em desgraça entre meninas, que estão preferindo brinquedos eletrônicos como tablets, relógios e bonecos inspirados no filme de animação da Walt Disney "Frozen".

Stockton tinha sido CEO da Mattel desde janeiro de 2012 e foi nomeado presidente do Conselho em 2013.

Sinclair é atualmente membro do conselho da Mattel.

A Mattel estimou que as vendas líquidas mundiais caíram para 1,99 bilhão de dólares no trimestre encerrado em 31 de dezembro, afetado por um dólar mais forte.

As vendas da Barbie vêm caindo há quase três anos, movimento que outras bonecas da Mattel, como Monster High e American Girl, não conseguiram compensar.

Em 2009, Barbie foi responsável por mais de um quarto do mercado de bonecas e acessórios nos Estados Unidos, fatia que caiu para 19,6 por cento em 2013.

(Reportagem de Yashaswini Swamynathan em Bengaluru)