IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia deseja resgate completo, e não empréstimo-ponte, diz Syriza

05/08/2015 08h29

ATENAS (Reuters) - O porta-voz parlamentar do Syriza, partido governista na Grécia, pediu nesta quarta-feira que a legenda se una em defesa de um novo acordo de financiamento, dizendo que o país quer um resgate completo imediatamente, e não um empréstimo-ponte.

O porta-voz, Nikos Filis, disse que a Grécia busca um acordo completo para que possa receber o primeiro desembolso de 25 bilhões de euros.

"Estamos buscando um acordo", disse ele no canal de televisão estatal ERT. "O acordo terá medidas duras. O que é importante é que o financiamento da economia grega tenha início".

Filis fez as declarações em meio a sinais de progresso nas negociações entre Grécia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia sobre um novo programa de resgate somando até 86 bilhões de euros.

Filis afirmou que a Grécia deseja o acordo completo, não uma medida temporária.

"Não aceitaremos novas medidas anteriores (condições de reformas em vigor) para ter um pequeno empréstimo-ponte", disse ele. "Queremos que um acordo final seja assinado e então veremos o que é necessário para ter um desembolso de 25 bilhões de euros como primeira parcela".

Ele também pediu que membros de seu partido, cerca de um quarto dos quais opõem-se às reformas e à austeridade ligadas ao resgate, coloquem o país em primeiro lugar.

(Por Angeliki Koutantou)