IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia prepara projeto de reforma antes da primeira avaliação de resgate

12/10/2015 10h37

ATENAS (Reuters) - O Parlamento grego vai votar esta semana um projeto de lei abrangente que incluiu corte de pensões, aumento da idade de aposentadoria e maiores punições para evasão fiscal à frente da primeira revisão do resgate do país no final deste mês.

Atenas espera concluir a revisão e recapitalizar seus bancos rapidamente, para assegurar a ajuda e conversas sobre o alívio da dívida. Mas deve, primeiro, aprovar uma longa lista de reformas detalhadas no plano de resgate de 86 bilhões de euros.

O projeto de lei sobre um primeiro conjunto de reformas vai para comissões parlamentares na terça-feira (13) com uma votação em plenário esperada no sábado, disseram autoridades. O grupo parlamentar do primeiro-ministro Alexis Tsipras discutirá o projeto de lei a portas fechadas nesta segunda-feira.

Inspetores da Comissão Europeia, Banco Central Europeu, fundo de resgate da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional são esperados em Atenas este mês para avaliar o progresso no acordo de ajuda feito em agosto, o terceiro resgate internacional da Grécia.

(Reportagem de Angeliki Koutantou e Renee Maltezou)