IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

De perfil técnico, novo titular do Planejamento já comandou INSS e CGU

Antônio Augusto/Agência Câmara
Imagem: Antônio Augusto/Agência Câmara

18/12/2015 19h18

SÃO PAULO, 18 Dez (Reuters) - O ministro Valdir Simão, que deixa a Controladoria-Geral da União para comandar o Ministério do Planejamento, leva para a equipe econômica a experiência de servidor público por quase três décadas, com passagem por vários órgão governamentais.

De perfil técnico, Simão é servidor de carreira da Receita Federal há 27 anos. Em sua carreira esteve à frente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foi secretário-adjunto da Receita, secretário da Fazenda do Distrito Federal e secretário-executivo do Ministério do Turismo e da Casa Civil.

Chegou à Casa Civil em 2014, subordinado ao então chefe da pasta, Aloizio Mercadante, como escolha pessoal da presidente Dilma Rousseff. Meses depois, com o início do segundo mandato da petista, substituiu Jorge Hage no comando da CGU.

Advogado de 55 anos, Simão tem especializações em Gestão de Arrecadação da Seguridade Social, Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social.

Casado e pai de duas filhas, Simão também ocupou o cargo de assessor especial do gabinete pessoal de Dilma e agora chega à equipe econômica, substituindo Nelson Barbosa, que deixa a pasta do Planejamento para assumir o Ministério da Fazenda, em meio a uma forte retração econômica e desajuste fiscal.