IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia diz que revisão de resgate tem que ser concluída imediatamente

04/04/2016 10h18

ATENAS (Reuters) - A revisão do resgate da Grécia tem que ser concluída imediatamente, disse o gabinete do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, nesta segunda-feira (4), uma vez que as negociações sobre o progresso fiscal do país foram retomadas em meio à tensão após o vazamento de uma transcrição na qual autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) aparentemente discutem táticas para chegar a um acordo.

Com uma frágil maioria parlamentar, Tsipras espera finalizar a revisão, que vai desbloquear cerca de 5 bilhões de euros em fundos de resgate e pavimentar o caminho para negociações sobre o alívio da dívida, para convencer os gregos de que seus sacrifícios estão compensando após seis anos de austeridade.

"A negociação tem que ser concluída imediatamente, sem demandas irreais por medidas adicionais além daquelas definidas no acordo de resgate de julho,", disse o gabinete de Tsipras.

A declaração veio após o site WikiLeaks publicar no sábado o que disse ser a transcrição de uma teleconferência de 19 de março de três autoridades sêniores do FMI. Nela, são discutidas táticas para pressionar a Grécia, Alemanha e a União Europeia a chegarem a um acordo em abril.