Serão anunciadas medidas legislativas e administrativas na terça, diz Meirelles
SÃO PAULO, 23 Mai (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que nesta terça-feira (24), "no final da manhã", anunciará medidas de cunho legislativo e administrativo no âmbito fiscal, que incluirão controle das despesas primárias, com foco na eficiência dos gastos públicos.
Meirelles, que participou de evento em São Paulo nesta segunda-feira, não deu mais nenhum detalhe e afirmou que o desafio principal era o diagnóstico da economia e, em seguida, o desenvolvimento das soluções.
Segundo ele, outras medidas de caráter estruturante serão definidas mais tarde, mas que resultarão em aumento da produtividade. Assim, segundo ele, será possível recuperar a confiança das famílias e dos empresários.
Na noite de sexta-feira passada, o governo interino de Michel Temer anunciou que pedirá ao Congresso autorização para fechar 2016 com déficit primário recorde de R$ 170,5 bilhões. A proposta inclui o desbloqueio de R$ 21,2 bilhões em contingenciamentos anunciados na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff.
Agentes financeiros têm destacado a falta de medidas concretas da nova equipe econômica para tentar colocar novamente a economia nos eixos, abalada pela forte recessão e pelos rombos nas contas públicas.
Meirelles disse ainda que existe número grande de restos a pagar, e ressaltou novamente que a situação é "grave". Segundo seus cálculos, se nada fosse feito na economia, a dívida/PIB do país "facilmente superaria" 80% em alguns anos.
(Reportagem de Erick Noin; Texto de Patrícia Duarte; Edição de Camila Moreira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.