IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas no varejo do Brasil surpreendem e recuam 1% em maio, pior resultado para o mês

12/07/2016 10h19

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - As vendas no varejo do Brasil surpreenderam e recuaram em maio, com o pior resultado para o mês na série histórica, mostrando que o fôlego visto recentemente não conseguiu se sustentar em meio ao cenário de inflação e desemprego elevados e recessão econômica.

As vendas no varejo caíram 1% em maio sobre o mês anterior, com queda de 9% cento na comparação com o mesmo mês de 2015, informou nesta terça-feira (12) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ambos os resultados são os piores para maio desde o início da série do IBGE, em 2000 e, na base anual, essa é a 14ª taxa negativa seguida. E piorando ainda mais o cenário, a alta de abril foi revisada para 0,3%, de 0,5% divulgada anteriormente.

Os resultados foram bem piores do que as expectativas em pesquisa da agência de notícias Reuters, de avanço de 0,4% sobre abril e de queda de 6,15% na comparação com maio de 2015, segundo a mediana das projeções.

Os destaques entre as atividades pesquisadas foram, segundo o IBGE, as quedas de 2,4% nas vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico e de 1,3% em Móveis e eletrodomésticos.

Já as vendas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor com maior peso na estrutura do comércio varejista, ficaram estáveis em maio na comparação com abril.

O volume de vendas do varejo ampliado --que inclui veículos e material de construção-- reduziu o ritmo de queda em maio a 0,4%, após recuo de 1,5% em abril. Segundo o IBGE, esse resultado deveu-se à alta de 1 na comercialização de Veículos e motos, partes e peças, após dois recuos seguidos.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira)