IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yuan é a moeda mais negociada de mercado emergente, diz BIS

Anirban Nag

01/09/2016 14h41

O yuan ultrapassou o peso mexicano como a moeda mais negociada de mercados emergentes, refletindo a crescente influência da China na economia global, mostrou uma pesquisa de câmbio nesta quinta-feira.

O yuan foi a oitava moeda mais negociada do mundo, subindo da nona posição em 2013, de acordo com a pesquisa trienal de atividade de câmbio do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

A movimentação média diária do yuan quase duplicou, passando de 120 bilhões de dólares para 202 bilhões de dólares entre abril de 2013 e abril de 2016, o que representa um aumento da sua participação no volume de negócios globais para 4 por cento, ante 2 por cento, disse o BIS.

"Noventa e cinco por cento da movimentação do yuan é devido à negociação em relação ao dólar. O volume médio de negócios entre dólar e yuan subiu de 113 bilhões de dólares para 192 bilhões de dólares no período de três anos", informou a pesquisa.

O aumento na negociação do yuan ocorre com a China, a segunda maior economia do mundo depois dos Estados Unidos, avançando com os esforços de internacionalizar o yuan e torná-lo mais facilmente disponível para negociação.

A admissão pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no ano passado do yuan em sua cesta de moedas de referência também fez significa que a divisa chinesa terá uma participação de até 10 por cento das reservas dos bancos centrais mundiais.