IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coronavírus: Petrobras paralisa parte das obras em projeto de gás no RJ

Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Heye Puzzle

em São Paulo

16/04/2020 21h05

A Petrobras informou que paralisou temporariamente parte do projeto Gaslub Itaboraí (ex-Comperj), que compreende a construção do gasoduto Rota 3 e da unidade de processamento de gás natural (UPGN), e que dessa forma o cronograma das obras vai ser reavaliado.

A medida atendeu ao ofício da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí (RJ), emitido em 23 de março, que solicitou a interrupção de 70% das atividades do empreendimento, como forma de prevenção ao coronavírus, disse a empresa.

"De imediato, não somente a Petrobras, assim como todas as empresas que estão mobilizadas nas obras, atenderam essa solicitação e, desde então, operam com cerca de 30% do contingente que estava mobilizado até a data do ofício...", afirmou a Petroleira em nota.

Isso "significa que cerca de 4.000 trabalhadores estão afastados temporariamente das atividades no site, e as empresas estão aplicando onde possível o regime de trabalho remoto".

Diante de tal situação, a companhia informou que o cronograma das obras será reavaliado. Mas a empresa não divulgou datas.

O Projeto Integrado Rota 3 vai disponibilizar a terceira rota de escoamento para o gás natural do pré-sal.

O empreendimento é composto pela Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que terá capacidade de processar até 21 milhões de m³ por dia.

Além da UPGN, o projeto contempla a construção de um gasoduto com aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km de trecho marítimo —já construído— e 48 km de trecho terrestre, que está em construção, e escoará o gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até a UPGN.