IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina suspende exportações de carne por 30 dias por temores de inflação

Veto às exportações pode ser reduzido para um período menor se outras medidas tiverem sucesso em reduzir preços - Getty Images
Veto às exportações pode ser reduzido para um período menor se outras medidas tiverem sucesso em reduzir preços Imagem: Getty Images

Jorge Otaola

Em Buenos Aires (Argentina)

18/05/2021 11h04Atualizada em 18/05/2021 12h39

A Argentina anunciou uma suspensão por 30 dias das exportações de carnes, em meio a preços em alta que geraram no governo preocupação com a perda de controle da inflação antes de eleições para o Congresso no final do ano.

O governo disse que vai implementar a medida emergencial devido ao "sustentado aumento no preço da carne bovina no mercado doméstico", confirmando informação antecipada à Reuters por fontes da administração federal e da indústria mais cedo.

O governo acrescentou que, durante a suspensão de 30 dias, serão implementadas outras medidas para melhorar a regulação das exportações de carnes. O veto às exportações pode ser reduzido para um período menor se outras medidas tiverem sucesso em reduzir preços.

"As exportações foram fechadas. Amanhã, vamos continuar negociando com o governo", disse uma fonte do setor de carnes da Argentina ligada à associação de exportadores ABC, acrescentando avaliar que a medida é um erro mesmo em meio ao cenário de alta de preços.

Após o anúncio da medida, a brasileira Marfrig, líder global em produção de carne bovina, disse que suas operações na Argentina representaram 3,2% da receita líquida consolidada no primeiro trimestre.

"Assim sendo, o impacto direto desta restrição se limita a 1,3% da receita líquida consolidada, representada pelas exportações argentinas no período", afirmou a companhia em comunicado ao mercado.

A Minerva, com atuação em outros países da América do Sul além da Argentina, tem a opção de compensar suas vendas a partir da produção em outras nações. Procurada, a empresa não comentou.

Nos últimos anos, a Argentina vinha ampliando as exportações de carne, especialmente para a China, ajudando a impulsionar o setor, mas também gerando temores de que os embarques em alta pudessem pressionar os preços domésticos.

O governo peronista do país busca defender sua forte posição no Congresso nas eleições no final do ano e aumentar sua popularidade com os eleitores.

A Argentina é a sexta maior produtora global de carne bovina e foi, em 2020, o quinto maior exportador, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.