IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Posse de Obama terá três dias de cerimônias, a partir deste sábado

18/01/2013 19h56

Neste domingo, 20, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai prestar juramento na Sala Azul da Casa Branca, a partir das 11h55, e assim dará início ao seu segundo mandato. O democrata foi reeleito no dia 7 de novembro de 2012 com 51% dos votos, derrotando o candidato republicano, Mitt Romney.

Obama começa mais quatro anos de governo em meio a calorosas discussões sobre o teto da dívida pública americana e corte de gastos do governo. Mas entra nesses confrontos com a imagem fortalecida pelo acordo firmado no início de janeiro com os republicanos, que, mesmo aprovado no último minuto do segundo tempo, debelou o risco de um abismo fiscal. Bem como pela rápida manobra em ordenar medidas executivas e propostas legislativas que irão promover um maior controle de armas no país ? iniciativa motivada, principalmente, pelo massacre ocorrido na escola primária Sandy Hook, em Connecticut, em dezembro, que resultou na morte de 20 crianças entre 5 e 7 anos.

Apesar de a economia americana ainda estar pegando no tranco e de o governo ter que enfrentar, logo de cara, questões complexas e que, claramente, levarão a árduas e longas batalhas, o que vai interessar aos americanos, pelo menos nos próximos dias, é a festa de posse. Ou as festas.

Posse mais modesta

Segundo o Comitê da Posse Presidencial, neste ano, diferente de 2009 ? ano da primeira posse ?, a celebração será mais modesta (ostentação neste momento ainda delicado da economia americana não pegaria bem). Naquele ano, foram quatro dias de festa e o casal presidencial pé de valsa foi a estrela de 10 bailes. Neste ano, serão três dias de festa e Obama conduzirá Michelle em somente dois bailes.

A agenda das comemorações começa neste sábado, 19, às 9h30, com uma série de celebrações pelo dia de Martin Luther King, feriado nacional, com encontros do presidente e do seu vice, Joe Biden ? acompanhados das respectivas mulheres ?, com várias autoridades. O dia fecha com um concerto infantil, que terá Michelle e Biden como anfitriões, no Washington Convention Center, às 18h.

Juramentos

Domingo, 20, é o dia dos juramentos. Biden presta juramento primeiro, às 8h15, no Observatório Naval, e, às 11h55, é a vez do chefe da nação prestar o seu juramento, na Sala Azul da Casa Branca.

Mas o grande dia será mesmo a segunda-feira, 21, quando Obama repetirá seu juramento a partir das 11h30, à frente de cerca de 800 mil pessoas ? estimativa de comparecimento de populares à cerimônia, que será realizada na frente ao prédio do Capitólio, o Congresso americano. Em 2009, cerca e 1,8 milhão de pessoas assistiram ao juramento do primeiro presidente negro dos EUA.

Claro que as palavras do mandatário serão ouvidas com a máxima atenção, mas o que todo mundo quer ver mesmo ? e com detalhes ? é o figurino da primeira-dama, que ao longo dos quatro primeiros anos na Casa Branca virou um ícone fashion mundial. Muitas das grifes de moda que a vestiram nesse período se beneficiaram do chamado "Efeito Michelle" e incrementaram seus dividendos. Um levantamento feito em 2010 apontou que os papéis de algumas das grifes que ela usou tiveram um retorno de 2,3 % ? acima do 0,5% de incremento que costuma resultar das campanhas publicitárias endossadas por celebridades do entretenimento.

Até o momento, nenhuma dica do que ela irá vestir ou mesmo que estilista assinará seu look aportou nos jornais, revistas ou redes sociais. Há quatro anos, ela optou por vestido com brocados e sobretudo amarelo da estilista cubano-americana Isabel Toledo.

Trilha sonora

Bandas militares, corais e artistas americanos foram escalados para embalar as autoridades e o populacho, na segunda, entre eles James Taylor e Beyoncé, incumbida de entoar o símbolo máximo do patriotismo americano, o hino do país.

Às 14h35 (horário local), as autoridades vão se retirar para participar de um almoço no Capitólio e, na sequência, os Obama e os Biden participarão do desfile que seguirá pela Avenida Pennsylvania.

A agenda festiva terminará com a realização dos dois bailes, no Washington Convention Center. O vestido de Michelle também deve ser a estrela da noite. Nenhuma pista sobre qual ela usará foi divulgada.

Estão no páreo, segundo veículos especializados em moda, Tory Burch, Narciso Rodriguez, Michael Kors e Marchesa, entre outros designers.

Em 2009, a primeira-dama dos EUA bailou a bordo de um longo branco tomara que caia do chinês, radicado em Nova York, Jason Wu ? que virou queridinho dos fashionistas por causa dessa midiática aparição.

Leia sobre a posse de 2009:

Obama mostra tom conciliador para política internacional