Fabricantes entregam 1,6 bilhão de celulares em 2012
Os embarques de celulares (número de aparelhos entregues pelos fabricantes aos distribuidores e varejistas) cresceram apenas 2% em 2012, para 1,6 bilhão de unidades, segundo levantamento da empresa de pesquisa Strategy Analytics. O número leva em conta os smartphones e também aparelhos mais simples, os chamados feature phones. "Os desafios da economia em mercados maduros como a América do Norte e a Europa Ocidental, as políticas de trocas de aparelhos mais restritivas por parte das operadoras e as mudanças nas preferências dos consumidores estão entre os fatores principais para esse resultado", disse Neil Shah, analista da Strategy Analytics.
Impulsionada pela demanda pela linha Galaxy, a Samsung teve o melhor desempenho do ano, com embarque de 369,5 milhões de unidades, o que representou um quarto do mercado mundial e levou a companhia para a primeira colocação do ranking. Em 2011 a companhia ficou atrás da Nokia, com 21,2% do mercado. A fabricante finlandesa perdeu a liderança do setor depois de reduzir em 20% o número de celulares colocados no mercado: passando de 417,1 milhões de unidades em 2011 (27% do mercado) para 335,6 milhões no ano passado (21,3% do mercado). "Os telefones [da Nokia] Asha com tela sensível ao toque e os smartphones Lumia têm tido um bom desempenho de vendas, mas isso não foi suficiente para compensar a queda nas vendas de aparelhos com o sistema Symbian", disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.
A Apple ficou em terceiro na disputa com crescimento de 46% nos embarques, para 135,8 milhões de unidades. A chinesa ZTE ficou logo atrás, com uma queda de 8% no volume, para 71,7 milhões. Outros fabricantes somaram 40,3% do mercado, com 635,4 milhões de unidades entregues (alta de 0,8%).
(Gustavo Brigatto | Valor)
Impulsionada pela demanda pela linha Galaxy, a Samsung teve o melhor desempenho do ano, com embarque de 369,5 milhões de unidades, o que representou um quarto do mercado mundial e levou a companhia para a primeira colocação do ranking. Em 2011 a companhia ficou atrás da Nokia, com 21,2% do mercado. A fabricante finlandesa perdeu a liderança do setor depois de reduzir em 20% o número de celulares colocados no mercado: passando de 417,1 milhões de unidades em 2011 (27% do mercado) para 335,6 milhões no ano passado (21,3% do mercado). "Os telefones [da Nokia] Asha com tela sensível ao toque e os smartphones Lumia têm tido um bom desempenho de vendas, mas isso não foi suficiente para compensar a queda nas vendas de aparelhos com o sistema Symbian", disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.
A Apple ficou em terceiro na disputa com crescimento de 46% nos embarques, para 135,8 milhões de unidades. A chinesa ZTE ficou logo atrás, com uma queda de 8% no volume, para 71,7 milhões. Outros fabricantes somaram 40,3% do mercado, com 635,4 milhões de unidades entregues (alta de 0,8%).
(Gustavo Brigatto | Valor)
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