IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmbio não é utilizado para combater a inflação, diz Mantega

29/05/2013 12h23

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o movimento internacional de valorização do dólar não traz preocupação. "Havendo desvalorização do real ficamos mais competitivos", disse na sessão de perguntas e respostas após comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre.

De acordo com Mantega, o movimento do dólar é reflexo da expectativa de que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, poderá elevar as taxas de juros por lá. "Isso fez com que as taxas relativas ao dólar se elevassem e a maioria das moedas está se desvalorizando", disse.

O ponto destacado pelo ministro é que "não está havendo intervenção do governo" para que o real perca valor. "Está ocorrendo uma flutuação do câmbio com a menor intervenção possível. Isso é positivo e favorece as exportações brasileiras", disse.

Perguntado se essa valorização do dólar traz preocupação com a inflação, Mantega disse que "o câmbio não é utilizado para combater a inflação. Existem outros instrumentos", afirmou, lembrando que o câmbio é flutuante e que a alta do dólar é um movimento internacional.