IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obras emergenciais liberam tráfego de caminhões de soja na BR-163

28/02/2014 09h00

Obras emergenciais estão sendo feitas na BR-163, no Estado do Pará, para liberar o tráfego na rodovia, entre os km 537 e km 575.

Próximo ao município de Itaituba, este trecho da estrada começou a ter problemas há duas semanas e, desde então, cerca de 2 mil veículos ficaram parados em atoleiros, a maior parte deles, caminhões que estavam transportando soja.

Segundo comunicado da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), para amenizar o problema, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) solicitou ajuda do consórcio CEFF, que reúne as empresas CCM, EHL, FERFRANCO e França Simões, e é responsável por um lote da BR-163 ao lado da área com problemas.

"Fizemos uma manutenção com prioridade nos pontos mais críticos. Realizamos alargamentos nos pontos estreitos, fizemos drenos e colocamos pedras nos pontos de baixo suporte", disse o engenheiro Bruno Faria.

Os quilômetros que precisaram ser recuperados são de responsabilidade de empresa CBEMI, ultimo trecho da BR-163 antes de chegar ao município de Itaituba, onde fica o distrito de Miritituba.

Esta rota é importante por permitir o escoamento dos grãos de Mato Grosso pelos portos da região Norte do país --Santarém e Belém, no Pará, e Santana, no Amapá.

De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística da Aprosoja, Edeon Vaz, o local fica muito escorregadio em dias chuvosos, já que o solo da região é composto de "silte". "Este tipo de terreno tem baixa capacidade de suporte, e quando molhado chega a impossibilitar o tráfego", disse.

Segundo análise dos engenheiros, o contexto pode piorar, considerando que as previsões meteorológicas indicam um período chuvoso que deve se estender até o mês de maio, neste ano.