IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma defende candidatura feminina à Presidência

10/03/2014 20h30

Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta segunda-feira, 10, a candidatura feminina à Presidência da República. Ao participar do lançamento da campanha de vacinação contra o vírus HPV em meninas adolescentes, em São Paulo, Dilma citou sua vitória, em 2010, e a da presidente do Chile, Michelle Bachelet, como provas de que as mulheres podem chegar ao comando de uma nação.

A uma plateia composta, em sua maioria, por meninas, Dilma disse que as mulheres hoje têm mais chance de serem protagonistas do que quando ela era criança.

Depois de fazer brincadeiras com as jovens, a presidente contou uma história da campanha de 2010, quando uma menina, acompanhada por sua mãe, a abordou no aeroporto de Guarulhos (SP) e perguntou: "Mulher pode?" Dilma respondeu: "Pode o quê?". "Ser presidente", questionou a menina, em seguida. No discurso de hoje, a presidente enfatizou que "sim", mulher pode ser presidente.

Dilma participou da solenidade acompanhada pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e pelo prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT). Depois do evento, a presidente reuniu-se com o governador em uma sala reservada e saiu sem falar com a imprensa. O evento ocorreu no CEU Butantã, no Jardim Esmeralda.

Da capital paulista, Dilma seguirá para o Chile, para a cerimônia de posse de Michelle Bachelet, eleita presidente do país sul-americano pela segunda vez.