IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Israel e Hamas concordam com trégua humanitária incondicional de 72h

31/07/2014 19h25

Os Estados Unidos e as Nações Unidas informaram nesta quinta-feira que o governo de Israel e o Hamas concordaram com uma trégua humanitária incondicional de 72 horas na Faixa de Gaza, a partir das 8h locais (2h de Brasília) desta sexta-feira.

Desde o início da operação militar israelense em Gaza, em 8 de julho, 1.422 palestinos foram mortos, a maioria deles civis, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza. No lado isralense, 56 soldados e três civis morreram.

Em nota conjunta divulgada à imprensa, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disseram que o representante da ONU em Jerusalém, Robert Serry, recebeu garantias de que todas as partes concordaram com uma trégua humanitária incondicional. Porém, "durante este período [de trégua] as forças em terra vão permanecer no lugar".

"Nós instamos todas as partes a agir com moderação até o início da trégua e que respeitem plenamente os seus compromissos durante o cessar-fogo", diz a nota.

"Este cessar-fogo é crítico para dar aos civis inocentes um alívio necessário da violência. Durante este período, os civis em Gaza vão receber alívio humanitário urgentemente necessários e terão a oportunidade de realizar funções vitais, incluindo enterrar os mortos, cuidar dos feridos e estocar alimentos. Reparos essenciais na infraestrutura de água e energia também poderão ser realizados neste período", segundo a nota.

Kerry e Ban Ki-moon disseram ainda que delegações isralenses e palestinas vão seguir imediatamente para o Cairo, a convite do governo do Egito, com objetivo iniciar negociações para um cessar-fogo duradouro.