IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Steve Ballmer renuncia ao conselho da Microsoft, mas vai manter ações

19/08/2014 16h01

O ex-presidente da Microsoft, Steve Ballmer, renunciou ao seu posto no conselho de administração da companhia. A informação foi divulgada hoje, em carta enviada pelo executivo ao atual presidente da empresa, Satya Nadella. Segundo Ballmer, suas ações do grupo serão mantidas.

Em fevereiro, Nadella assumiu o cargo que era ocupado por Ballmer desde 2000. O ex-presidente da Microsoft havia anunciado em agosto do ano passado que se aposentaria. Nesse meio tempo, muito se especulou sobre quem seria seu sucessor, até que o antigo vice-presidente da área de nuvem e serviços empresariais foi escolhido.

"Seis meses após minha aposentadoria, refleti muito sobre minha vida, minha posição acionária e meu envolvimento com a companhia", disse Ballmer na carta divulgada hoje. "Dada minha confiança [na empresa] e meus inúmeros novos compromissos, acho que seria impraticável permanecer no conselho."

Desde que saiu do comando da fabricante do sistema operacional Windows, o executivo comprou o Los Angeles Clippers, time de basquete da liga americana NBA, por US$ 2 bilhões. Além disso, Ballmer afirmou ter se envolvido em inúmeras palestras, cursos e ter voltado a dar aulas.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente da Microsoft garantiu que vai continuar com as ações que possui da empresa. "Sou o maior investidor pessoa física do negócio e amo a mistura de lucro, investimento e dividendos que capturo com nosso papel", disse. "Ficarei orgulhoso e vou me beneficiar dessa posição."

Nesta terça-feira os papéis da empresa subiam 0,58% na Nasdaq, bolsa eletrônica de Nova York. Os ativos eram negociados a US$ 45,09.

Em resposta, Nadella, o atual presidente da companhia, agradeceu o auxílio de Ballmer em sua transição para o comando da americana. "Suas ideias e liderança vão fazer muita falta no conselho de administração, mas entendo e apoio sua decisão", afirmou o executivo.