IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibama concede licença de instalação da hidrelétrica São Manoel

25/08/2014 12h06

Após muito debate, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença de instalação para início das obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, projeto com potência instalada de 700 MW localizado no rio Teles Pires, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará. A autorização foi dada no último dia 14 e vale por quatro anos.

A licença foi condicionada ao cumprimento de 37 programas ambientais que deverão ser desenvolvidos durante o período de obras. O governo federal tentou por mais de dois anos obter licenciamento para a usina, licitada no fim do ano passado. Em 2010, o Ibama apontou uma série de deficiências no estudo de impacto ambiental da hidrelétrica, que terá capacidade para abastecer mais de dois milhões de residências.

Em outubro de 2011, durante processo de audiência pública da discussão do empreendimento, quatro funcionários da Funai, dois da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e um antropólogo foram sequestrados pela tribo indígena Kururuzinho, que não quer a usina.

Além de São Manoel - controlada por EDP Energias do Brasil, CWEI Participações e Furnas -, outras três usinas hidrelétricas estão sendo erguidas no rio Teles Pires: Colíder, Teles Pires e Sinop.