IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Metalúrgicos da GM aprovam suspender até 930 funcionários em São José

26/08/2014 20h21

Os funcionários da fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) aprovaram nesta terça-feira a proposta de "layoff" apresentada pela montadora no fim de julho.

De acordo com as condições expostas em duas assembleias conduzidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas, a GM pode suspender o contrato de trabalho de até 930 funcionários por até cinco meses, entre 8 de setembro e 7 de fevereiro de 2015.

Durante esse período, os trabalhadores continuam recebendo. Parte dos salários, que serão mantidos durante o afastamento, será paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) através do bolsa qualificação. O valor é semelhante ao do seguro-desemprego. Os trabalhadores em "layoff" também terão direito a receber o pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) e terão acesso às conquistas da campanha salarial deste ano.

Conforme o acordo feito, os trabalhadores retornarão ao trabalho e terão seis meses de emprego garantido a partir de fevereiro do ano que vem.

A unidade de São José dos Campos tem 5.350 funcionários e produz os modelos TrailBlazer e S10, além de motores e transmissões.