IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dilma refirma esforço para garantir inflação sob controle

05/09/2014 15h26

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez uma defesa enfática da política econômica do governo federal nesta sexta-feira. A petista rebateu as críticas de que deixa a inflação fugir do centro da meta de 4,5% ao ano.

"A verdade é que no período de 15 anos que temos meta, em nove anos sempre tivemos um pouco acima do centro. Nós nunca estivemos sistematicamente no centro da meta, a não ser em três, se não me engano", afirmou a petista durante entrevista coletiva após participar da abertura da 37a Expointer, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Dilma ressaltou que o governo "faz todo o esforço" para garantir a inflação sob controle na medida que o aumento dos preços prejudica trabalhadores e empresários. "Temos que garantir cada vez mais inflação mais baixa", frisou. A petista reafirmou que tem como compromisso buscar o centro da meta.

"Minha preocupação é sempre mirar o centro da meta e caminhar para que cada vez mais nós prossigamos para colocar a inflação mais baixo possível", acrescentou. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,25% em agosto, após alta de 0,01% em julho, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto do ano passado, o índice avançou 0,24%. Nos 12 meses encerrados em agosto a inflação medida pelo IPCA acumula alta de 6,51%.

"A mediana calculada estava em torno de 0,25%. Não tem meta mensal", disse Dilma sobre os dados divulgados hoje pelo IBGE. "Todo mundo espera uma variação pequena para setembro. Todo mundo espera uma inflação comportada", concluiu.