IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indústria dos EUA desacelera em setembro, aponta Markit

01/10/2014 11h22

A indústria dos Estados Unidos desacelerou em setembro, mas o mês ainda foi positivo para o setor, com taxas fortes de crescimento na produção e nas novas encomendas, conforme levantamento da consultoria Markit. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria americana saiu de 57,9 em agosto para 57,5 na leitura final de setembro. Qualquer leitura acima de 50 implica expansão.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, notou que o resultado veio, contudo, um pouco abaixo da prévia de setembro, que havia sido de 57,9. Segundo ele, porém, essa desaceleração precisa ser vista em contexto, diante do rápido crescimento dos últimos meses. Ele também destacou o fato de que as novas encomendas seguiram em patamar forte, encorajando as empresas a contratar mais pessoal.

O economista-chefe da Markit disse que o Produto Interno Bruto (PIB) americano deve crescer pelo menos 3% no terceiro trimestre, com um cenário positivo se sustentando conforme se caminha no último trimestre do ano.