IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Mercedes-Benz vai encerrar produção de caminhões em MG, diz sindicato

07/10/2014 22h03

A Mercedes-Benz vai deixar de produzir caminhões na fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais, conforme informação divulgada pelo sindicato dos metalúrgicos da região, que teve nesta terça-feira uma reunião com a direção de recursos humanos da empresa.

Segundo a entidade, os diretores da montadora anunciaram no encontro que a produção do caminhão leve Accelo será encerrada em 2016, enquanto o extrapesado Actros deixará de ser fabricado no local em 2018. Ambos os modelos, diz o sindicato, passarão a ser produzidos no parque industrial de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde a Mercedes-Benz acaba de fechar acordo trabalhista para tornar viáveis novos investimentos.

Os trabalhadores de Juiz de Fora cruzaram nesta terça-feira os braços por cinco horas e prometem parar novamente a produção na quarta-feira como protesto. Nenhum porta-voz da Mercedes-Benz foi encontrado para comentar o assunto.

De acordo com o sindicato, a fábrica de Juiz de Fora, uma das mais modernas do país e que recebeu investimentos de R$ 450 milhões para produzir caminhões, passará a produzir apenas autopeças para as linhas de produção no ABC.

A fábrica da Mercedes em Minas foi construída para produzir automóveis da marca - o Classe A foi montado nessa unidade entre 1999 e 2005 -, mas depois passou por adaptações para fabricar até mesmo os caminhões mais pesados da montadora.

O sindicato de Juiz de Fora diz que apenas os setores de pintura e montagem bruta, que empregam 300 funcionários, serão mantidos no local. No total, a Mercedes emprega 750 trabalhadores em Juiz de Fora.