IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa piora sinal e cai mais de 2% com recuo no exterior

10/10/2014 12h14

O Ibovespa acentuou o movimento de queda, e recuava 2,14% às 12h12, para 56.040 pontos. A perda coincide com piora nos mercados americanos. Depois de subir 5% na semana, até ontem, os investidores aproveitam o quadro externo negativo para vender ações.

"Hoje o movimento é de exaustão", diz o diretor-técnico da Apogeo Investimentos, Paulo Bittencourt. Segundo ele, os investidores aproveitam que o fim de semana trará pesquisas eleitorais para adotar uma postura cautelosa.

Além disso, operadores comentam a decepção com o resultado das pesquisas eleitorais de ontem. As primeiras pesquisas Datafolha e Ibope sobre o segundo turno, divulgadas ontem pela TV Globo, apontam empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). As intenções de voto do tucano e da petista são as mesmas, de acordo com os dois institutos. Pela primeira vez, em todo o retrospecto de simulações de segundo turno, Aécio aparece numericamente à frente da adversária: 46% a 44%. O mercado esperava uma distância maior entre os candidatos, sobretudo depois da pesquisa do Instituto Paraná.

A lista de maiores quedas volta a ter representantes do "kit-eleições" - papéis de estatais e bancos, mais sensíveis a efeitos eleitorais - e de ações que subiram esta semana. Gafisa perde 4,82%, Petrobras ON recua 3,91%, BR Malls perde 4,87%, Petrobras PN recua 4,06% e Eletrobras ON tem queda de 3,95%.