IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dólar sobre frente ao real diante de incertezas sobre economia

07/11/2014 10h16

O dólar tem mais um dia de alta frente ao real. Os investidores reduzem as apostas na possibilidade de o governo anunciar medidas que sinalizem uma orientação mais ortodoxa da política econômica, após declarações da presidente Dilma Rousseff e do ministro da casa Civil, Aloizio Mercadante ontem.

Às 10h, o dólar comercial subia 0,64% , cotado a R$ 2,5791. Já o contrato futuro para dezembro avançava 0,31% para R$ 2,594.

O mercado questiona a capacidade e disposição do governo em promover um ajuste mais agressivo da política econômica. A demora no anúncio do nome do novo ministro da Fazenda e de medidas que sinalizem um aperto na política fiscal tem aumentado o pessimismo no mercado e intensificado a escalada do dólar frente ao real.

Ontem, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo não pode fazer cortes bruscos para correr o risco de trazer recessão e desemprego.

Em entrevista a jornalistas, a presidente Dilma Rousseff afirmou que anunciará a composição da equipe econômica após seu retorno da reunião de Cúpula do G20 na Austrália, em 17 de novembro.

Questionada sobre o controle da inflação, a presidente afirmou que o governo fará uma política de controle da inflação que leve em conta o fato "de que nós não vamos desempregar nesse país".