IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Demanda por voos domésticos da Gol sobe 6% em novembro

17/12/2014 10h35

A demanda por voos da Gol Linhas Aéreas no mercado doméstico subiu 6% em novembro, em comparação com igual período de 2013, segundo o índice que relaciona passageiros transportados por quilômetros viajado (RPK). A companhia ainda informou nesta quarta-feira, em sua prévia operacional, que a oferta avançou 1,2% no mês, pela oferta de assentos-quilômetro (ASK).

Como a procura foi bem maior do que a disponibilização de cadeiras em suas viagens, a empresa aérea viu a taxa de ocupação doméstica crescer 3,7 pontos percentuais em novembro, para 79,9%, sobre as mesmas bases anuais. No total, a Gol transportou 3,2 milhões de passageiros no Brasil durante o mês, expansão de 5,1%.

Os dados, informados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na manhã desta quarta-feira, mostram também que, considerando o sistema total, a demanda por voos da companhia ficou 8% maior, ao mesmo tempo em que a oferta de assentos avançou 3,5%. A taxa de ocupação melhorou em 3,2 pontos e ficou em 78,5%.

No mercado internacional, a Gol observou alta de 6% na procura por suas viagens, segundo o RPK, enquanto a oferta em ASK teve expansão de 22,8%. A taxa de ocupação subiu 1,6 ponto, para 69,2%.

Se a capacidade nos voos da empresa dentro do Brasil foi aumentada durante novembro, no acumulado de 2014 o cenário ainda é de redução. O corte na oferta durante os 11 meses do ano até novembro foi de 2,3%, frente ao mesmo período de 2013, dentro das projeções do grupo de reduzir o patamar entre 1% e 3%. A demanda ficou 7,8% maior e a taxa de ocupação foi a 77,5%, alta de 7,3 pontos.

O comunicado também informa que a Gol transportou, considerando seu sistema total doméstico e no exterior, 36 milhões até agora neste ano. A alta, em comparação anual, é de 10%. Além disso, a companhia aérea lembrou que o preço que paga pelo litro do combustível de aviação foi reajustado em novembro. O método utilizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o pre ço do querosene envolve a variação do dólar e do preço do combustível no Golfo do México.