IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Transporte aéreo de passageiros no mundo cresce 6% em novembro, diz Iata

08/01/2015 11h11

O tráfego aéreo de passageiros no mundo cresceu 6% em novembro de 2014 ante igual mês de 2013, informou nesta quinta-feira a Iata (sigla, em inglês, para associação internacional de transporte aéreo. Segundo a entidade, que representa 250 companhias no mundo, a oferta avançou 5,4% nessa mesma base de comparação.

Com a demanda, medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK), avançando a passo mais rápido que a oferta, em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), a taxa de ocupação (load factor) aumentou 0,5 ponto percentual entre novembro de 2013 e o mesmo mês de 2014, atingindo 76,7%.

O aumento do transporte aéreo de passageiros em novembro foi liderado pelo desempenho das rotas domésticas, onde a demanda cresceu 6,9%. Nos voos internacionais, o incremento foi de 5,4%.

"A demanda apurada em novembro foi saudável, mas o cenário geral ainda não tem tendência firme", disse o presidente da Iata, Tony Tyler, que citou como exemplo dessa conjuntura heterogênea o forte desempenho do tráfego dentro da China e da Índia, mas que não foi suficiente para refletir em uma demanda internacional robusta em toda Ásia-Pacífico. "De um lado, os preços mais baixos do petróleo têm impacto positiva para a atividade econômica, mas por outro lado a confiança das empresas mais frágil anula esse efeito nas viagens internacionais", afirmou o executivo do setor aéreo.

Entre os mercados regionais, os que mais cresceram a demanda nas rotas domésticas foram os da China, com avanço de 15,4%, da Índia (14,2%), Rússia (7,7%) e Rússia (8%). "Apesar do ambiente macroeconômico na América Latina ainda ser fraco, o desempenho da economia americana tem suportado o crescimento da demanda na região", disse Tyler.