CVC tem lucro de R$ 145,7 milhões em 2014; alta de 30,5% sobre 2013
A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, registrou no quarto trimestre do ano passado lucro líquido de R$ 59,6 milhões, valor 49,6% superior ao de igual período de 2013. Com esse resultado, a companhia acumulou em 2014 lucro líquido de R$ 145,7 milhões, ou 30,5% superior ao de 2013.
A CVC informou que tais resultados permitem à companhia recomendar a distribuição de R$ 97,5 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio referentes ao exercício de 2014. Segundo contas da CVC, isso equivalente a aproximadamente 70% do lucro líquido da companhia, representando um dividend yield de aproximadamente 5,2% - considerando o valor de mercado dos últimos 30 dias.
As receitas líquidas de vendas somaram R$ 220,5 milhões entre outubro e dezembro de 2014, crescimento de 20,1% ante igual período de 2013. No acumulado do ano, o faturamento aumentou 11,4%, para R$ 714,5 milhões.
O desempenho foi alimentado pela maior demanda. As reservas confirmadas cresceram 9,9% no quarto trimestre, para R$ 1,295 bilhão e 10,3%, para R$ 4,450 bilhões, no ano inteiro.
As reservas embarcadas aumentaram em 20,9% para R$ 1,434 bilhão entre outubro e dezembro. No ano, esse indicador operacional avançou 14,2%, para R$ 4,650 bilhões.
A CVC apresentou também melhoras no resultado operacional. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) atingiu R$ 117,1 milhões no quarto trimestre de 2014, aumento de 26,4% ante igual período de 2013. No ano, esse indicador subiu 21,1%, para R$ 351 milhões.
A margem Ebtida do último trimestre de 2014 melhorou em 2,7 pontos percentuais, para 53,1%. No ano, a rentabilidade avançou 3,9 pontos percentuais, a 49,1%.
O retorno sobre o capital investido (Roic) foi de 48,3% em 2014, 7,6 pontos percentuais acima do apurado no ano anterior.
A CVC informou que o quadro de expansão da demanda e da oferta continua em 2015. No primeiro mês deste ano, a empresa informa que apurou recordes para reservas confirmadas e embarcadas.
As reservas confirmadas em janeiro deste ano aumentaram 12,7%, para R$ 491 mihões, em relação a igual mês de 2014. E os embarques aumentaram 25,9%, para R$ 714 milhões, na mesma base de comparação.
A CVC informou abriu 63 novas lojas no quarto trimestre, resultando na abertura líquida de 120 lojas em 2014, excedendo assim o objetivo de 100 aberturas no ano.
Em relação ao canal on-line, a CVC apresentou crescimento de 44,7% nas vendas em 2014 na comparação com 2013.
Na divulgação do balanço, a CVC informa que "o ano de 2014 apresentou um ambiente econômico difícil, além de eventos não recorrentes (ex: Copa do Mundo da Fifa e eleições presidenciais) que impactaram substancialmente as vendas do varejo no Brasil.
Apesar deste ambiente desafiador a CVC apresentou forte resultado no período, "em linha com as tendências históricas e com as expectativas divulgadas durante o IPO".
A CVC informou que tais resultados permitem à companhia recomendar a distribuição de R$ 97,5 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio referentes ao exercício de 2014. Segundo contas da CVC, isso equivalente a aproximadamente 70% do lucro líquido da companhia, representando um dividend yield de aproximadamente 5,2% - considerando o valor de mercado dos últimos 30 dias.
As receitas líquidas de vendas somaram R$ 220,5 milhões entre outubro e dezembro de 2014, crescimento de 20,1% ante igual período de 2013. No acumulado do ano, o faturamento aumentou 11,4%, para R$ 714,5 milhões.
O desempenho foi alimentado pela maior demanda. As reservas confirmadas cresceram 9,9% no quarto trimestre, para R$ 1,295 bilhão e 10,3%, para R$ 4,450 bilhões, no ano inteiro.
As reservas embarcadas aumentaram em 20,9% para R$ 1,434 bilhão entre outubro e dezembro. No ano, esse indicador operacional avançou 14,2%, para R$ 4,650 bilhões.
A CVC apresentou também melhoras no resultado operacional. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) atingiu R$ 117,1 milhões no quarto trimestre de 2014, aumento de 26,4% ante igual período de 2013. No ano, esse indicador subiu 21,1%, para R$ 351 milhões.
A margem Ebtida do último trimestre de 2014 melhorou em 2,7 pontos percentuais, para 53,1%. No ano, a rentabilidade avançou 3,9 pontos percentuais, a 49,1%.
O retorno sobre o capital investido (Roic) foi de 48,3% em 2014, 7,6 pontos percentuais acima do apurado no ano anterior.
A CVC informou que o quadro de expansão da demanda e da oferta continua em 2015. No primeiro mês deste ano, a empresa informa que apurou recordes para reservas confirmadas e embarcadas.
As reservas confirmadas em janeiro deste ano aumentaram 12,7%, para R$ 491 mihões, em relação a igual mês de 2014. E os embarques aumentaram 25,9%, para R$ 714 milhões, na mesma base de comparação.
A CVC informou abriu 63 novas lojas no quarto trimestre, resultando na abertura líquida de 120 lojas em 2014, excedendo assim o objetivo de 100 aberturas no ano.
Em relação ao canal on-line, a CVC apresentou crescimento de 44,7% nas vendas em 2014 na comparação com 2013.
Na divulgação do balanço, a CVC informa que "o ano de 2014 apresentou um ambiente econômico difícil, além de eventos não recorrentes (ex: Copa do Mundo da Fifa e eleições presidenciais) que impactaram substancialmente as vendas do varejo no Brasil.
Apesar deste ambiente desafiador a CVC apresentou forte resultado no período, "em linha com as tendências históricas e com as expectativas divulgadas durante o IPO".
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