IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Exxon Mobil prevê aumento de 2% na produção de petróleo e gás em 2015

04/03/2015 12h23

A petrolífera americana Exxon Mobil pretende reduzir seus investimentos nos próximos anos, mas mesmo assim aguarda aumento de sua produção. Só em 2015, a expectativa é que o volume total de petróleo e gás natural extraído chegue a 4,1 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, alta de 2% ante o ano passado.

Em evento organizado com analistas e investidores, o grupo informou que o crescimento neste ano virá especialmente do petróleo. A projeção é de avanço em 7% na produção de hidrocarbonetos líquidos, o que elevaria a quantidade para 2,33 milhões de barris por dia.

Em janeiro, a Petrobras chegou a patamar de 2,19 milhões de barris diários de petróleo produzidos no Brasil, ultrapassando a Exxon Mobil, uma das maiores do setor no mundo, em 10 mil barris por dia. A estatal brasileira teria de elevar esse volume em 6,4% ao longo do ano se quiser continuar à frente da americana. Em 2014, a alta foi de 5,3%.

Até 2017, a Exxon possui 16 grandes projetos de exploração que vão iniciar a produção, de petróleo e gás, informou a americana. A companhia acredita que esses empreendimentos serão capazes de aumentar sua produção total para 4,3 milhões de boe diários.

O maior volume extraído viria mesmo com a redução no orçamento. Para 2015, o grupo já anunciou que vai cortar os investimentos em 12%, chegando a US$ 34 bilhões. Agora, a empresa informou que projeta reduzir ainda mais os gastos de capital nos dois anos seguintes, para patamares abaixo desses US$ 34 bilhões.

"Queremos economizar em matéria-prima, serviço e construção. A perspectiva de menor investimento reflete as medidas que estamos tomando para melhorar nossas oportunidades e otimizar os planos de desenvolvimento", comentou, em comunicado, o presidente da Exxon, Rex Tillerson.