Carrefour mantém lucro estável em 2014
A rede varejista francesa Carrefour apurou lucro líquido atribuível a controladores de 1,37 bilhão de euros em 2014, cifra que ficou praticamente estável em relação ao ano anterior. A alta foi de apenas 0,2%, reforçada pelo ganho de capital decorrente da venda de ativos para a Carmila, de investimentos imobiliários.
A receita líquida do grupo também foi praticamente a mesma de um ano para o outro, mas com leve queda de 0,2%, para 74,71 bilhões de euros. Esse patamar refletiu a deterioração nas vendas em todos os mercados nos quais a companhia atua, menos na América Latina.
O faturamento na França, por exemplo, recuou 0,3% e ficou em 35,34 bilhões de euros. Na Ásia, a queda foi de 2,4%, para 6,29 bilhões de euros. Enquanto isso, os mercado latino-americanos garantiram receita 0,8% maior à varejista, de 13,89 bilhões de euros.
Brasil
A forte performance na América Latina foi impulsionada por "outro ano notável" observado no Brasil e na Argentina, afirmou a rede de supermercados. O lucro operacional "recorrente" de ambos os países - que exclui eventos extraordinários e o câmbio - teve expansão de 23,2% no ano.
Enquanto isso, o Carrefour conseguiu cortar em 0,9% seus custos, que terminaram em 59,27 bilhões de euros. Por outro lado, as despesas gerais e administrativas fecharam em 13,28 bilhões de euros, avanço de 0,8%. Com isso, o lucro operacional cresceu 6,7%, para 2,57 bilhões de euros.
O resultado só não foi pior de um ano para o outro porque houve recuperação no segundo semestre. Enquanto na primeira metade do ano o lucro líquido havia declinado 51,1%, para 441 milhões de euros, de julho a dezembro a cifra mais que dobrou - alta de 123,8% - e terminou em 808 milhões de euros, por conta das vendas de ativos.
A receita líquida do grupo também foi praticamente a mesma de um ano para o outro, mas com leve queda de 0,2%, para 74,71 bilhões de euros. Esse patamar refletiu a deterioração nas vendas em todos os mercados nos quais a companhia atua, menos na América Latina.
O faturamento na França, por exemplo, recuou 0,3% e ficou em 35,34 bilhões de euros. Na Ásia, a queda foi de 2,4%, para 6,29 bilhões de euros. Enquanto isso, os mercado latino-americanos garantiram receita 0,8% maior à varejista, de 13,89 bilhões de euros.
Brasil
A forte performance na América Latina foi impulsionada por "outro ano notável" observado no Brasil e na Argentina, afirmou a rede de supermercados. O lucro operacional "recorrente" de ambos os países - que exclui eventos extraordinários e o câmbio - teve expansão de 23,2% no ano.
Enquanto isso, o Carrefour conseguiu cortar em 0,9% seus custos, que terminaram em 59,27 bilhões de euros. Por outro lado, as despesas gerais e administrativas fecharam em 13,28 bilhões de euros, avanço de 0,8%. Com isso, o lucro operacional cresceu 6,7%, para 2,57 bilhões de euros.
O resultado só não foi pior de um ano para o outro porque houve recuperação no segundo semestre. Enquanto na primeira metade do ano o lucro líquido havia declinado 51,1%, para 441 milhões de euros, de julho a dezembro a cifra mais que dobrou - alta de 123,8% - e terminou em 808 milhões de euros, por conta das vendas de ativos.
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