Custo da energia tende a reduzir em 2016, segundo agência
A sinalização para o próximo ano é de redução do custo da energia, afirmou nesta quarta-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.
Entre os fatores que indicam essa redução está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida, e uma provável melhora do regime de chuvas do país.
"A renovação das concessões aponta para essa direção. E esperamos um regime hidrológico mais favorável", afirmou o diretor, durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro.
Segundo ele, diante de uma melhora do cenário de chuvas no futuro, não será necessário operar todas as termelétricas, principalmente as mais caras. Essa medida pode alterar a cor da "bandeira tarifária", indicando uma melhora no quadro de abastecimento e uma redução nas tarifas de energia.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, no entanto, ressaltou que não tem expectativa "tão cedo" de paralisar a operação de térmicas, com o nível de armazenamento atual dos reservatórios hidrelétricos do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.