IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmara não deve votar desoneração da folha hoje, diz líder do PT

10/06/2015 12h40


O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), disse nesta quarta-feira que, por falta de acordo, o plenário da Casa não deve votar o projeto de lei que reduz a desoneração da folha de pagamentos.

A proposta faz parte do ajuste fiscal capitaneado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com o calendário do governo, o projeto seria votado nesta quarta-feira.

Machado explicou que o Palácio do Planalto e o relator do projeto, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), têm posições divergentes. Ele quer que o aumento de tributação das empresas beneficiadas pela desoneração da folha de salários seja feito mais tarde que o desejado pelo governo e pretende manter os incentivos a alguns setores.

"Vai votar PEC [Proposta de Emenda Constitucional] hoje, o que tem na pauta é o resto da reforma política. É o que temos para hoje de concreto. Qualquer coisa além disso vai depender de um bom esforço", afirmou o líder do PT.

Picciani ainda não apresentou o relatório do projeto de lei. Antes de a Câmara votar esse texto, há duas propostas na pauta, ambas do pacote anticorrupção. O governo ainda não tirou a urgência constitucional desses textos, o que abriria caminho para votar a retirada parcial da desoneração da folha de pagamentos.

Articulador político do governo, o vice-presidente da República, Michel Temer, reúne líderes da base aliada e Picciani nesta quarta-feira para discutir o projeto das desonerações.