IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para reduzir custos, Alcoa fecha fundição em Poços de Caldas (MG)

30/06/2015 10h46

A fabricante americana de alumínio Alcoa vai desistir de suas operações de fundição localizadas na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, devido às condições adversas do mercado. A empresa anunciou nesta terça-feira que a iniciativa reduz em 96 mil toneladas sua capacidade global, para 3,4 milhões de toneladas.

O grupo já havia reduzido a atividade na unidade mineira em 62 mil toneladas no ano passado. Na maranhense Alumar, em São Luís, a fabricante desligou a fundição restante neste ano, que correspondia a 74 mil toneladas de capacidade. As atividades no Brasil de mineração, refino e outras seguem normalmente.

"O fechamento em Poços de Caldas remove permanentemente uma fábrica de alto custo do sistema da Alcoa e é mais um passo para criar uma divisão mais rentável de metais primários", afirmou, em nota, o presidente dessa área na companhia, Bob Wilt.

Como resultado do desligamento da fundição, a empresa deve registrar de US$ 100 milhões a US$ 110 milhões de encargos em despesas operacionais no balanço do segundo trimestre, previsto para ser divulgado em 8 de julho. Cerca de 60% desse valor terá efeito não caixa, disse a Alcoa.