IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venda de smartphones deve cair 1% em 2015, prevê IDC

02/07/2015 13h36


A empresa de pesquisa IDC informou nesta quinta-feira que fez uma nova revisão de suas projeções para a venda de smartphones no país em 2015, e agora estima que o total de aparelhos vendidos pelos fabricantes aos varejistas deve somar 54 milhões, queda de 1% em relação a 2014, que atingiu 54,5 milhões. Até abril, a companhia estimava venda de 63,5 milhões em 2015. Há menos de um mês, o número foi revisado para 58 milhões. A IDC mede a quantidade de aparelhos vendidos dos fabricantes para os varejistas.

"Essa revisão é um indicador de que realmente a economia no país não vive seu melhor momento", disse o analista Leonardo Munin em comunicado. Segundo ele, a alta do dólar - que fez os smartphones ficarem até R$ 200 mais caros - e as quedas no poder de compra e na confiança do brasileiro são os culpados pelo fraco desempenho do mercado.

Nem datas comemorativas como dia das mães e dos namorados, que tradicionalmente movimentam as vendas foram suficientes para impulsionar as vendas. Em abril, foram 4,86 milhões de aparelhos comercializados, 1% a menos que no mesmo mês de 2014. Em maio, a queda foi de 16%, com 3,89 milhões de smartphones vendidos. Para o segundo trimestre, os números preliminares da ICD mostram que as vendas devem cair 12% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Os smartphones não estão mais blindados em relação ao momento econômico que atravessa no Brasil", disse Munin.

De acordo com IDC, o varejo e os distribuidores estão com os estoques lotados de produtos e as operadoras estão reduzindo o volume de compras, levando a maioria das fabricantes a reajustar suas projeções de venda. "É algo nunca visto no mercado de smartphones", disse o analista.