IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Real sobe quase 3% ante dólar e se destaca entre moedas globais

03/11/2015 15h21

O real dispara quase 3% ante o dólar nesta terça-feira, na maior alta em um mês. A moeda brasileira é impulsionada por um intenso desmonte de posições compradas em dólar diante de expectativas de fluxo e de uma trégua no noticiário negativo no país.

Depois de ter caído para uma mínima histórica de R$ 4,2484 por dólar em 24 de setembro, o real já subiu mais de 13% frente ao dólar. Alguns analistas avaliam que o escopo para notícias negativas para o Brasil começa a ficar limitado, o que, junto com uma menor pressão sobre os preços das commodities e o suporte do Banco Central, pode dar algum fôlego à moeda brasileira.

"Esperamos que as condições macroeconômicas cheguem ao fundo do poço no quarto trimestre, apesar da recente piora nas leituras de atividade no Brasil", diz em nota o chefe de estratégia de ações do dinamarquês Saxo Bank, Peter Garnry.

"O risco de baixa para as commodities é limitado, e o real mais fraco tem ajudado as exportações. Os mercados de crédito também estão sinalizando uma perspectiva melhor", afirma.

O real é um dos destaques entre as principais divisas nesta terça-feira, dia de falta de direção comum entre moedas emergentes. A lira turca e o rand sul-africano perdem terreno, enquanto o peso colombiano e o rublo russo sobem.