IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES estuda criar grupo interno para avaliar resultado de empréstimos

12/12/2016 18h15

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja criar um grupo para avaliar os resultados dos financiamentos da instituição de fomento. De acordo com a presidente do banco, Maria Silvia Bastos Marques, a intenção inicial é analisar os empréstimos menores, com valor limite ainda não estabelecido, dentro do próprio banco e contratar consultorias, inclusive empresas com expertise internacional, para avaliar os grandes financiamentos.

"Estamos avaliando metodologias. Nossa intenção é fazer uma avaliação mais simplificada para projetos menores e mais sofisticada para maiores", afirmou Maria Silvia durante palestra na Fundação Getulio Vargas, que discutiu o papel do Estado na economia. Segundo ela, o núcleo de monitoramento ficaria dentro do setor de planejamento do BNDES.

Desde que entrou no banco, no fim do primeiro semestre, Maria Silvia vem mudando as diretrizes de financiamento do BNDES, mais voltado para infraestrutura, projetos sociais e de energia limpa. A presidente da instituição de fomento já limitou o uso da TJLP e deu preferência aos projetos voltados para o saneamento básico, energia limpa e mobilidade. Quando cresce a parte financiada por TJLP, destacou, mais pressionada fica a taxa Selic, que precisa ser cada vez mais alta. "Mas é incrível como as pessoas não percebem isso", criticou.