IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa cai no dia, mas sobe na primeira semana do ano

06/01/2017 18h36

O Ibovespa encerrou a sexta-feira em baixa de 0,65%, aos 61.665 pontos, com movimento financeiro de R$ 4,2 bilhões. Na semana, no entanto, o Ibovespa acumula alta de 2,39%. Nos últimos dias, a estratégia dos investidores tem sido fazer apostas de curto prazo.

Eles aguardam para a semana que vem a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que vai decidir sobre a taxa de juros. A expectativa é de um corte de, pelo menos, meio ponto percentual, na próxima quarta-feira. Hoje, a taxa está em 13,75% ao ano e uma redução tende a favorecer os investimentos em renda variável.

Outro evento aguardado é a primeira coletiva de imprensa do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa com jornalistas pode dar indicações sobre as medidas que serão adotadas pelo governo a partir de 20 de janeiro, quando ele assume o cargo.

Hoje, as ações que mais caíram foram as do setor de siderurgia e mineração. Os papéis dessas empresas subiram nos últimos dias com a perspectiva de alta no preço do aço. Depois dessa alta, os investidores decidiram realizar os lucros recentes. Também contribui para a queda no preço dessas ações, o recuo na cotação do minério de ferro. O valor da tonelada caiu 3,40% no porto de Qingdao, na China, para US$ 76,25 a tonelada.

As ações PNA da Usiminas caíram 2,83%, os papéis ordinários da CSN tiveram baixa de 3,59%, as ações ordinárias da Vale caíram 2,52%, os papéis PNA da Vale recuaram 2,66% e as ações da Bradespar tiveram desvalorização de 1,74%. As ações preferenciais da Gerdau caíram 0,59%.

Os papéis da Petrobras fecharam em baixa. As ações preferenciais recuaram 0,57% e os papéis ordinários tiveram baixa de 1,52%. A companhia anunciou reajustes de preço, ontem, mas abaixo do esperado pelo mercado. Ainda assim, analistas fazem ponderações positivas. A Petrobras elevou o preço do diesel em 6,1% e manteve o preço da gasolina estável. A mudança no preço do diesel passa a ser aplicada a partir de hoje.

As ações das empresas frigoríficas também fecharam em baixa. Segundo operadores, um dos fatores seria um possível aumento no imposto de importação sobre frango na Arábia Saudita. As ações da BRF caíram 4,76% e os papéis da Marfrig recuaram 3,80%.

Apenas nove ações fecharam em alta. A maior valorização ficou com os papéis da Rumo, que subiram 2,58%. As ações PNB da CPFL tiveram alta de 1,47% e os papéis ordinários da Fibria ganharam 1,34%.