IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Meirelles espera seguimento de cronograma de reformas após denúncia

Foto: Agência Brasil
Imagem: Foto: Agência Brasil

14/09/2017 21h53

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na noite desta quinta-feira (14) que a previsão de votação e aprovação da reforma da Previdência em outubro foi mantida, mesmo com a nova denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer.

"A expectativa é o prosseguimento normal do cronograma", disse a jornalistas ao chegar ao evento "As melhores da Dinheiro" promovido pela Editora Três. "Isso (denúncia) já era esperado."

Meirelles afirmou que tem dito a deputados federais da base aliada que, se a Previdência não sofrer alterações, em "alguns anos" ocupará 80% do orçamento. Ele também voltou a defender a aprovação da reoneração da folha de pagamento e do novo Refis, classificando essas duas medidas de "absolutamente fundamentais" para o equilíbrio das contas públicas.

"Acredito que os parlamentares estão bastante conscientes desse processo", disse.

O ministro, que viaja para Nova York na semana que vem, afirmou que vai levar a investidores a mensagem de que "o Brasil está crescendo e vai continuar crescendo", com o início do processo de queda do desemprego, que "dá maior força à sustentabilidade da demanda", e de investimento em máquinas e equipamentos, "o que mostra que as empresas estão esperando demanda maior".

"São sinais cada vez mais visíveis [de crescimento]", afirmou.

Os investimentos estrangeiros diretos "em patamares históricos", segundo ele, "devem aumentar" e indicam que há espaço para aportes em outros setores além da infraestrutura no país.

Mais uma vez, ele se disse "orgulhoso" do convite feito por deputados federais do PSD para que seja candidato à Presidência da República no ano que vem, mas reafirmou que está focado na recuperação da economia.