IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

American Airlines dá bônus de R$ 800 para youtuber que fez post gordofóbico

Influencer reclamou que viajou apertada entre duas pessoas obesas - Reprodução/ Instagram
Influencer reclamou que viajou apertada entre duas pessoas obesas Imagem: Reprodução/ Instagram

Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 18h34

A companhia aérea American Airlines deu uma compensação de R$ 788 (US$ 150) para uma youtuber australiana que reclamou após viajar ao lado de duas pessoas obesas e que fez comentários gordofóbicos em seu Twitter. O caso gerou repercussão nas redes sociais, e Sydney Watson recebeu críticas e apoio de internautas.

No dia 10 de outubro, Watson fez uma postagem em seu Twitter dizendo que estava "entalada" entre duas pessoas obesas. Além de falar sobre a situação no Twitter, Watson também fez um vídeo para seu canal do YouTube.

"Isso não é aceitável. Se a pessoa gorda quer ser gorda, tudo bem. Mas é algo completamente diferente quando estou no meio de você, com seus braços roçando no meu corpo por três horas", escreveu Watson.

A influencer também escreveu que não se importava se suas declarações eram maldosas. "Estou cansada de agir como se gordura desta forma fosse normal. Não é", disse.

"Se você precisa de um extensor de cinto, você é gordo demais para estar em um avião. Compre dois assentos ou não voe", escreveu.

Watson diz que tentou trocar de lugar com o homem que estava do seu lado, para que ele ficasse ao lado da irmã, que estava sentada do outro lado. Segundo ela, o passageiro disse que não trocaria de lugar.

Mulher recebeu dinheiro da American Airlines: Em seu Twitter, a mulher postou um e-mail que teria recebido da American Airlines.

A empresa diz que "sente muito" pela experiência que ela teve durante o voo "pelo fato de outro passageiro ultrapassar seu espaço no assento do voo".

A American Airlines disse que daria um crédito de R$ 788 (US$ 150) para Watson, que é válido por 12 meses, como um "gesto de boa vontade".

O que a American Airlines diz sobre o caso: Procurada pelo UOL após a repercussão do caso nas redes, a empresa não respondeu até o fechamento da reportagem. No Twitter, a companhia disse em resposta ao post de Watson que os passageiros da American Airlines têm diferentes "tamanhos e formatos".

"Nossos passageiros são de tamanhos e formas diferentes. Nós lamentamos que você tenha ficado desconfortável no seu voo", escreveu.

Repercussão

Nas redes sociais, Watson foi acusada de gordofobia por outros internautas. Uma mulher disse que Watson deveria se envergonhar de seu post. "Você deveria ter alguma classe, já que você é doutora, e acho que eles costumam ter padrões. Faz comentários sobre o peso, é maldosa e rude. Quem é você para julgar? Vergonha de você".

Outros defenderam Watson.

Uma mulher escreveu: ""Excedendo o espaço do assento"???? E não era apenas um cliente, eram dois, e você estava presa (literalmente!) no meio deles! Olha, estou acima do peso, mas não chego nem perto de precisar de extensões de cinto de segurança! Você tem minha empatia!".